A COONTROL - Tecnologia em Combustão desenvolveu um projeto, para um de seus clientes do ramo petroquímico, voltado a transformação energética. O retorno sobre o investimento, realizado pela indústria, aconteceu em sete meses. Tornando-se mais um case de sucesso com resultados inquestionáveis. Confira:
No setor petroquímico, assim como em outros ramos da indústria, o vapor utilizado como energia é uma necessidade recorrente e volumosa. Por conta disso, algumas empresas acabam comprando vapor de outras, o que costuma onerar a lucratividade.
Era o que vinha acontecendo com uma indústria petroquímica estabelecida no Rio Grande do Sul. Ela comprava vapor de uma grande companhia vizinha que usa carvão mineral e óleo como combustível e pagava determinada quantia por cada tonelada de vapor consumido.
No entanto, a compradora identificou que o custo mensal estava se tornando muito alto e precisava reduzir os custos operacionais. Desenvolveu, então, um projeto estratégico para gerar seu próprio vapor com o uso da biomassa e otimizar a eficiência energética do combustível. Foi neste momento, em que a indústria petroquímica se tornou um cliente COONTROL: utilizando conjuntamente o Sistema de Medição e o Sistema de Gestão de Compra e Recebimento de Biomassa (SMB-300 e CRE-Bio).
A indústria petroquímica tinha o desafio de investir em tecnologia para gerar seu próprio vapor. E, como objetivo, reduzir os gastos com a compra de energia externa. Foi assim que desenvolveu um projeto estratégico para:
Assim, a indústria entendeu que a maior exigência para o sucesso do projeto era a busca pela eficiência na geração energética.
Ao mesmo tempo, notou que não tinha como medir a qualidade da biomassa que comprava. Nem de saber o Poder Calorífico Inferior (PCI) presente no combustível. E, quanto maior é a umidade presente na biomassa, menor será seu PCI. Consequentemente, a quantidade de biomassa que a caldeira irá consumir será maior, o que acaba elevando custos.
Foi assim que a indústria viu a necessidade de ter uma estrutura e um sistema automatizado com capacidade para controlar a qualidade da biomassa que chega.
A COONTROL, com as soluções SMB-300 e o CRE-Bio, atendimento e suporte de prontidão, foi indispensável para os resultados de sucesso do cliente.
No projeto de transformação energética para a indústria petroquímica, foram instaladas duas soluções COONTROL:
O SMB-300 da COONTROL é composto por avançados sistemas on-line de medição de peso, do volume e da umidade da biomassa. Assim, é possível aferir a qualidade do combustível e ter um controle efetivo da eficiência energética da caldeira. E o CRE-Bio facilita a logística de toda a operação.
A nota fiscal de toda carga de biomassa que chega até a indústria é lançada no Sistema de Gestão de Compra e Recebimento de Biomassa (CRE-Bio) da COONTROL. Na imagem abaixo é possível verificar o sistema na portaria.
Com as informações computadas no sistema (que vão desde o fornecedor, política de preços, tipo de biomassa e especificações sobre a carga) é gerado um documento — um ticket com QR Code — referente à compra, recebimento e estoque de biomassa.
Com a carga liberada, na base de descarregamento, que fica próxima à caldeira, o ticket de entrada é validado pelo operador em um totem do Sistema COONTROL.
Durante o descarregamento, o sistema da COONTROL SMB-300 começa a “ler/scanear” a qualidade de toda a biomassa.
Finalizado o processo, são gerados dados estatísticos da carga em questão. Estes números são comparados com a política de pagamento do fornecedor, resultando em três analises:
Essa remuneração pode ser observada na comparação de ressarcimento na tabela seguinte, como um exemplo:
Com as soluções COONTROL (SMB-300 e CRE-Bio) em funcionamento, o cliente adquire a biomassa sabendo quanto ela irá gerar de energia para seus processos.
• Cria um sistema de parceria com fornecedores, pois passa a saber exatamente qual é a real qualidade da biomassa contratada e previamente negociada;
• Consegue uma análise adiantada sobre o processo de queima, diferente de quando comprada pelo método tradicional, onde são considerados apenas o peso ou o volume do combustível.
Estes benefícios são espelhados pela redução nos gastos do cliente COONTROL. Desde o primeiro mês de aplicação, o projeto de transformação energética resultou em 18,9% de economia.
Para se ter uma noção, o retorno do investimento virou realidade em cerca de sete meses. Com uma economia de R$ 330 mil ao mês, equivalendo a quase R$ 4 milhões por ano para a indústria petroquímica.
Esse resultado financeiro é a maior evidência do benefício ao acompanhar a qualidade da biomassa de cada fornecedor. Confira, como os dados são completos, por meio de um destes relatórios:
O Sistema de Medição de Biomassa - SMB-300 e a Gestão de Recebimento de Biomassa (CRE-Bio) da COONTROL se provaram um investimento extremamente compensatório. Principalmente, quando comparamos a economia gerada e, consequentes, os ganhos envolvidos, em menos de um ano, com o projeto de transformação energética em funcionamento.
Os benefícios dos sistemas COONTROL podem ser aplicados em indústrias de pequeno, médio e grande porte, que utilizem caldeiras á biomassa.
Contate nossa equipe de especialistas e conheça todas as opções para ter o controle da qualidade da biomassa que chega a sua indústria e tenha ainda mais gerenciamento sobre seus gastos e lucros.